3ª Conferência Municipal de Educação – COMED 2021


Sobre

O direito à educação de qualidade é de todos, Paulo Freire diz que, “A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa”, haja vista, direcionar assim a Conferência Municipal de Educação de Santo Estevão para a contemplação do seguinte tema: “Paulo Freire: Cem anos de democracia, diversidade, direitos e participação popular”. Buscamos analisar e discutir acerca das metas do Plano Municipal da Educação e das políticas públicas, analisando os seguintes eixos temáticos:

  • Eixo 1 - Educação Integral: uma possiblidade necessária.
  • Eixo 2 – Educação do Campo: valorização da cultura e identidade rural.
  • Eixo 3 – Educação de Jovens e Adultos: cuidado com os invisíveis da sociedade.
  • Eixo 4 – Educação das Relações Étnico-Raciais: por uma política de direitos e (re) significação da história e da cultura brasileira.

A 3ª Conferência Municipal de Educação – COMED 2021 ocorrerá em dois momentos, no primeiro será realizado as Conferências Preparatórias nas Instituições de Ensino, do dia 18 a 22 de outubro de 2021. O segundo momento, nos dias 24, 25 e 26 de novembro reunirá todos os envolvidos para que ocorram as discussões já pré-estabelecidas nas Instituições de Ensino, que acontecerá no Centro de Eventos Tereza Silva Gesteira presencialmente para os delegados indicados ou eleitos nas Conferências Preparatórias e com participação on-line e via youtube para toda a população. Este evento é gratuito, e conta com a atuação e colaboração de todas as Instituições de Ensino e grupos sociais santo-estevenses.

O que é uma Conferência Municipal da Educação?

O Município de Santo Estevão tem trabalhado arduamente na melhoria e qualidade do ensino para a população, e seguindo a Lei Municipal nº 385 de 19 de junho de 2015, que cria o Plano Municipal de Educação, há a necessidade da convocação da população para discutir os rumos da educação no município. Neste caso, a COMED - Conferência Municipal da Educação se configura como este espaço de discussão.

Na 3ª Conferência Municipal da Educação de Santo Estevão: “Paulo Freire: Cem anos de democracia, diversidade, direitos e participação popular”, é convocada pelo Fórum Municipal de Educação, e conta com a participação de Instituições de Ensino, estudantes, pais, adolescentes, não docentes, grupos sociais militantes dos direitos e todos e todas as pessoas que estiverem interessados em participar dos debates sobre as metas do Plano Municipal de Educação – PME e dos eixos temáticos.

Para que a Conferência ocorra de fato e com sucesso, é de extrema importância e significância a colaboração direta e contínua de todo público municipal na análise e discussões das metas do PME, para que juntos possamos formular subsídios e soluções para os pontos fracos na execução das metas educacionais.

Como Participar

São convocadas todas as representações de todos os setores públicos e da sociedade civil do Município de Santo Estevão.

A Conferência Municipal de Educação será precedida pelas Conferências Preparatórias, que acontecerão em todas as Instituições de Ensino, tanto as públicas e as privadas são convidadas a estudar o documento base da Conferência, organizar discussões sobre esses documentos, abrir as suas portas à comunidade e proporcionar o maior princípio Constitucional que é o democrático.

Neste sentido, se você tem interesse em participar das discussões e propor melhorias no nosso Município, procure a escola da sua comunidade e diga que quer participar.

Quando e onde acontecerá a Conferência?

  • Conferências Preparatórias (Instituições de Ensino): 18 a 22 de outubro;
  • Conferência Municipal de Educação (Centro de Eventos Tereza Silva Gesteira e Youtube): 24 a 26 de novembro.

Como serão percebidos os resultados da Conferência?

Através das propostas elaboradas, encaminhadas, discutidas e votadas na Conferência e consequentemente acrescentadas em forma de estratégias nas metas do Plano Municipal de Educação.