A Câmara Técnica Caminhos do Sertão promoveu uma reunião virtual na manhã desta terça-feira (4), para tratar da atualização do Mapa Turístico Brasileiro.
A reunião, que aconteceu pelo Google Meet, contou com as participações de Getúlio Andrade, Presidente da Câmara Técnica Caminhos do Sertão, de Fausto Franco, Secretário de Turismo do Estado da Bahia, Divaldo Borges, Diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos da SETUR, dos prefeitos e secretários, diretores e técnicos dos municípios que fazem parte da Zona Turística Caminhos do Sertão, como Adustina, Alagoinhas, Banzaê, Cipó, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Canudos, Irara, Itapicuru, Paripiranga, Santo Estevão,Tucano e Uaua.
O município de Santo Estevão foi bastante elogiado por já ter concluído o seu Plano Municipal de Turismo, por já estar trabalhando em obras de infraestrutura que promovam o desenvolvimento do município. O secretário de Turismo do Estado da Bahia, Fausto Franco, iniciou a reunião elogiando o prefeito Rogério Costa pelo empenho e dinamismo à frente das questões ligadas ao turismo local. “Rogério contagia a gente com esse olhar que ele tem para o desenvolvimento turístico não só de Santo Estevão, mas de toda a região”, frisou.
Em sua fala, Rogério Costa, prefeito de Santo Estevão e também presidente do Consórcio Portal destacou que é preciso que os prefeitos tenham um olhar para o turismo além dos 4 anos de gestão. “Precisamos olhar além e enxergar as perspectivas que o turismo irá proporcionar para os municípios. Precisamos nos empenhar para deixar um legado de desenvolvimento para nossas cidades”, pontuou.
Eliene Venas, assessora de Planejamento da prefeitura de Santo Estevão reforçou a fala do prefeito Rogério. “Precisamos construir o Plano de Turismo com visão macro, visando a projeção do município a médio e longo prazo. Para montar o Plano, necessitamos dialogar com a gestão, com a sociedade e com técnicos especializados na área turística, para que assim, os planos não fiquem apenas no papel”, avaliou.
Divaldo Borges, Diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos da SETUR, pontuou sobre os critérios que os municípios devem atender na atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. “É importante que os Conselhos Municipais de Turismo esteja sempre ativo e sobre o turismo como atividade econômica.
Para Getúlio Andrade, Presidente da Câmara Técnica Caminhos do Sertão, o Plano Municipal de Turismo é importante por organizar e definir as estratégias de desenvolvimento turístico de um destino. “Uma forma de se definir os caminhos e apresentar a política e a estratégia de desenvolvimento turístico de um destino é a construção de um plano de turismo”, concluiu.