Como parte das comemorações do centenário de Santo Estevão, hoje (17/09) foi celebrado os 25 anos do Arquivo Público Municipal José Paulo da Silva. Uma manhã muito especial onde todos puderam reviver a história e memória do nosso município.
Durante a comemoração, que foi transmitida pelo YouTube da Prefeitura de Santo Estêvão, algumas personalidades que fazem parte da história do município e do arquivo foram homenageadas. Foram elas: a Srª Adair Miranda, a primeira e única prefeita de Santo Estêvão; Margarida Ferreira e Zélia Santana, ex-vereadoras do município; Laudeci Mendes, em reconhecimento pelos 25 anos de trabalho no Arquivo Municipal; Ivanice Araújo, uma das servidoras mais antigas do município, com 40 anos de dedicação ao serviço público, sendo 25 destes no arquivo; Ismael Ferreira (in memorian) e Edvaldo Freitas (in memorian), ex- prefeitos de Santo Estêvão; Orlando Santiago, ex-prefeito e atual vice-prefeito, que criou a lei nº 006/1996 de fundação do Arquivo Municipal; Dr. Antenor Marques, ex-prefeito, que inaugurou o Arquivo Municipal no ano de 2000; o prefeito Rogério Costa, que tem a honra de celebrar o centenário da cidade em seu mandato; além de Márcia Freitas, Coordenadora dos Arquivos Municipais do Arquivo Público do Estado da Bahia, e o Dr. Zulu Araújo, Diretor da Fundação Pedro Calmon, representado pela Chefe de Gabinete, Suely Melo, que receberam menção honrosa pela contribuição na preservação da história do município.
O centenário de Santo Estêvão foi construído por muitas mãos. A todos que fazem parte dessa história, nosso agradecimento. Preservar a história é também cuidar do futuro!
Santo Estevão anos: A joia do Paraguaçu